• img1
  • img3
  • img2

O [CUIDADO COM O SOL] É PARA TODOS: A Pele Negra e os Raios UV

O [CUIDADO COM O SOL] É PARA TODOS: A Pele Negra e os Raios UV

         Chegou a Semana da Consciência Negra e iniciamos hoje a nossa série especial Novembro Negro Spa Urbano com um tema que ainda é negligenciado por muitas pessoas de pele negra: os cuidados com a radiação ultravioleta. É evidente que a velocidade de produção de melanina na pele negra acarreta em uma maior resistência à radiação solar incidente sobre a pele, contudo, isso não é motivo para relaxar e sair no sol sem o mínimo de proteção, uma vez que, ao deixar os cuidados essenciais de lado, as consequências podem ser devastadoras.

                Os riscos provocados pela exposição ao sol são menores nos negros que nos brancos, pois a própria melanina apresenta a funcionalidade de servir de bloqueador de Raios UV, os maiores causadores de câncer de pele. Porém, falsa impressão de “imunidade” ao câncer de pele por parte de muitas pessoas negras faz com que hábitos danosos à saúde sejam praticados todos os dias, como a não utilização de filtro solar facial e corporal. De fato, apesar do câncer de pele provocado pela radiação UV ser menos incidente em pessoas negras, quando ocorre, é devastador. De acordo com os resultados de uma pesquisa divulgados pela Universidade de Cincinnati (EUA), os casos de câncer de pele em negros tendem a ser mais graves, porque os sinais perceptíveis da doença só são reparados quando a mesma já se encontra em estado avançado e passível de se espalhar por outros órgãos, o que dificulta o tratamento e as perspectivas de vida das pessoas.

                Aqui vão algumas dicas do nosso setor de dermatologia, para quem tem pele morena e negra e quer viver o verão com a consciência tranquila: Use diariamente um filtro solar facial, de preferência com propriedades antienvelhecimento, fator 15 a 30, no máximo. Aplique no mínimo 03 vezes ao dia, sempre lavando antes o rosto. Ao ir à praia, fazer uso do filtro solar fator 15 a 30, a depender da tonalidade da pele. Fazer esfoliações e gommages mensais ajudam a melhor absorção dos filtros solares. E sempre que passar uma temporada de veraneio longa, não se esqueça de fazer um Spa Hidratante completo, para retirar as células mortas e renovar a pele. Mantenha suas consultas dermatológicas em dia, e qualquer sinal ou mancha suspeita, visite o médico. A hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor está chegando, e queremos que toda essa negritude esteja cheia de vida e saúde, porque beleza, já esbanja de sobra!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Você está comentando como visitante.